A ANATEL vem oferecendo medidas para amenizar os danos provocados pela pandemia em todas as regiões do país, em especial, naquelas mais carentes.
A preocupação maior é fazer com que todas as pessoas no território nacional possam ter total acesso aos meios de telecomunicações.
Em tempos de pandemia, o recomendado é que todos fiquem em casa. Isso faz com que a demanda pelos serviços de telecomunicações aumente de forma considerável.
Medidas da ANATEL no Combate ao Coronavírus
Durante o isolamento social, alguns setores optaram pelo trabalho remoto, o Home Office. Para as pessoas que não estão empregadas, há a necessidade de manter uma comunicação adequada com seus parentes e amigos.
Por isso, a ANATEL tem tomado algumas medidas muito importantes no combate ao coronavírus.
Na verdade, trata-se de um Compromisso Público para que o Brasil possa se manter conectado. Este, aliás, é um dos maiores desafios já enfrentados pela agência até hoje.
E entre as suas principais ações podemos destacar:
– A certificação de produtos, simplificando assim, a vida do povo brasileiro;
– A decisão do STF proibindo os cortes de serviços essenciais relacionados às telecomunicações;
– A ANATEL se posicionou em relação ao rastreamento de pessoas que usam algum serviço de telecomunicação relativos às medidas de combate ao coronavírus;
– Fez a comunicação a todas as prestadoras de serviços fixos e móveis que não façam cortes dos inadimplentes;
– O código 111 vai ficar a total disposição para auxiliar em qualquer tipo de emergência;
– Durante a pandemia do coronavírus, a ANATEL vai manter a parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através do PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua);
– As multas e juros pagos impostos por empresas reguladas foram suspensos entre o período de 20/03 a 10/04;
– A ANATEL faz o alerta de que não envia qualquer tipo de link para nenhuma pessoa. Muito Menos oferece prêmios ou promoções;
– Alguns serviços da ANATEL estão trabalhando de forma remota como, por exemplo, o Call Center, preservando assim a saúde de todos os seus colaboradores;
– A ANATEL, em parceria com os setores de Telecomunicações, firmou um compromisso para que o Brasil se mantenha totalmente conectado;
– O Ministério da Saúde teve um código exclusivo cedido pela ANATEL, para tratar as principais emergências.
Essas são as principais ações que a ANATEL, em parceria com os setores de Telecomunicações, firmou para o combate ao coronavírus.
Compromisso firmado
Diante de todas essas ações, no dia 06/04, a agência recebeu uma carta que estava assinada por todos que fazem parte das Associações de Radiodifusão e Empresas de OTT.
Carta essa que reafirma todo o compromisso firmado de manter o monitoramento de todos os serviços oferecidos.
Para não deixar de lado, é sempre bom lembrar que a partir do momento em que essa pandemia tomou conto do país, a ANATEL de imediato criou o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19.
Sendo assim, foi também firmado com os demais setores de Telecomunicações do país como:
- ALGAR;
- CLARO;
- OI;
- SERCOMTEL;
- TIM;
Foi firmado um acordo coletivo de que todas essas empresas, juntamente com a ANATEL mantivessem o apoio ao povo brasileiro. As ações citadas acima são feitas com o total apoio de cada uma dessas empresas.
Mantendo sempre o compromisso de que o Brasil não vai ficar sem comunicação em tempos de pandemia, mantendo assim, o combate ao coronavírus.
Conclusão
Mesmo diante de toda essa parceria, existem muitos problemas que ainda estão surgindo, interferindo ou ainda, dificultando a comunicação do povo brasileiro.
Portanto, é diante de toda essa interação com os demais setores de Telecomunicação que a ANATEL luta para manter a melhor qualidade dos seus serviços.
Dessa forma, o Brasil se mantém unido em prol de um só propósito, manter todos conectados, assim como, manter o combate ao coronavírus.
Todos juntos e conectados, vamos vencer mais essa ameaça!