
Desde março de 2018 todos os Técnicos Industriais com registro profissional passaram a ser reconhecidos oficialmente pelo CFT. Infelizmente, nem todos os profissionais sabem a respeito do surgimento deste novo órgão. Reunimos aqui algumas informações a respeito desse novo conselho, bem como a importância dele na profissão do Técnico Industrial.
O Que é CFT?
Instituído a partir da lei 13.639, de 26 de março de 2018, o CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas) é o novo órgão criado pelo Governo Federal, data essa apontada como um marco de independência e valorização dos profissionais. Os técnicos industriais, anteriormente vinculados aos CREA’S, passaram a ter seu próprio conselho com maiores garantias aos profissionais, amparo previdenciário e jurídico, mais segurança no trabalho, além do reconhecimento dos serviços prestados à sociedade brasileira.
O Que são CRTs?
A lei regulamentou a criação de um Conselho Federal o CFT, além de vários conselhos regionais pelo país, os CRT’s.
O CRT (Conselho Regional de Técnicos Industriais e Agrícolas), é o órgão responsável por fiscalizar e garantir os direitos de todos os Técnicos Industriais em atividades no país.
Dentre as principais funções dos CRT’s, pontuamos: cadastrar, regularizar e fiscalizar o exercício profissional da categoria dos técnicos industriais e agrícolas; disciplinar, orientar, além de auxiliar no amparo jurídico e previdenciário. Cabe a cada profissional procurar o CRT responsável pela sua região.
Quem Pode se Registrar no CFT e CRT?
Atualmente existe uma lista bem ampla de modalidades relacionadas aos cursos de técnicos e tecnólogos. Até então amparados pelo decreto 90.922/1985 e pela Lei 5.524/1968, os técnicos industriais eram profissionais liberais com atuação no serviço privado ou público, autônomos, RTs, Microempreendedores Individuais (MEIs), entre outros.
Com a publicação da nova lei, outras modalidades foram adicionadas à categoria, tais como: Profissionais da área Mecânica, Civil, Geologia, Metalúrgica, Agrimensura, Minas, Elétrica, Profissionais de TI, Arquitetura, Técnico em Telecomunicações, entre outros.
Sendo assim, todos os Técnicos que tenham formação no nível médio poderão se registrar tanto no CFT como nos CRTs.
Deixando bastante claro que as únicas exceções para esse tipo de registro são:
- Tecnólogos;
- Técnicos Agrícolas;
- Técnicos em Segurança do Trabalho.
Os técnicos destacados acima não podem se registrar nesses conselhos.
Vantagens Para o Técnico em Telecomunicações?
O Técnico em Telecomunicações tem sua área no planejamento, implantação, na operação e no gerenciamento dos projetos que se referem a sistemas de telecomunicações.
Com o avanço da tecnologia, a cada dia aumenta a demanda deste tipo de Profissional no país, em especial nos setores de internet, banda larga, telefonia, sistema Voip, entre outros.
Infelizmente, a grande maioria destes profissionais ainda trabalham de maneira irregular, sem registros nos CRTs e CFT. A falta de qualificação acaba limitando a categoria a pequenos projetos e atuação em regiões menores.
Ao registrar-se nos conselhos Federais e Regionais, o Técnico em Telecomunicações passa a fazer parte da elite de profissionais capacitados na área, aumentando sua visibilidade, e gerando grandes negócios.
Em um setor com carência de Profissionais, ter o registro e a carteira em mãos faz toda a diferença, principalmente pelo fato do crescente avanço tecnológico, que evolui a cada ano.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, existe hoje uma alta demanda por Técnicos em Telecomunicações, com salários e oportunidades de trabalho bem atrativas. Ainda segundo o Ministério, com a criação dos Conselhos, espera-se que novos profissionais se habilitem e ajudem no desenvolvimento tecnológico do país, desta vez com seus direitos devidamente assegurados.
Conclusão
Sendo assim, diante de tudo que foi dito até o momento, podemos chegar a uma conclusão de que apesar de toda a luta durante anos para que o CFT viesse realmente a ser regulamentado, hoje é possível dizer que valeu a pena a reivindicação da categoria.
Ainda há muito a crescer e alguns pontos a serem corrigidos, o que somente o tempo vai ajustando. Mas a verdade é que os Técnicos Industriais são trabalhadores importantes para o presente e o futuro do nosso país, e já estava mais do que na hora de terem seus direitos reconhecidos e um órgão exclusivo para cuidar de seus interesses.
Se você se encaixa nesta área, e ainda não fez o seu registro no CFT/CRT, este é o momento de dar um passo importante na sua profissão.
Registre-se e garanta os seus direitos!
Boa noite! Eu gostaria de saber quais as vantagens que eu irei ter se eu fizer o meu cadastro e eu procurei o tipo de técnico que me formei e eu não achei que é o técnico de cozinha eu achei técnico de alimentos .
Bom dia José, lhe enviamos um email com as instruções para resolver seu caso!
Grato pela atenção.
Boa tarde tenho alguns anos na profissão de telecom e gostaria de saber como me registro?
Olá Vitor, nossa equipe entrará em contato pelo e-mail informado.
Qq coisa, pode nos chamar no wpp tb:
http://bit.ly/ContatoDGM
Como faço pra registrar estou em AntônioCarlos mg
Opa Wilson, entre em contato com o CREA/MG.
Nessa página encontra os contatos:
https://www.crea-mg.org.br/fale-conosco
Sou técnico e não tenho minha carteira atualizada. Como proceder?
Olá Benjamin, para resolver isso, entre no site do CFT (https://www.cft.org.br/), na página de contato deles, assim poderão te ajudar a regularizar essa pendência.
Sou filiado ao CFT, sou Tec Eletromecânico, se o Crea fiscalizar minha obra e a obra tiver com TRT tudo certinho, podem me notificar? Podem me multar? Pois um fiscal disse que eu não sou apto a fazer PMOC, e existe uma regulamentação, se caso isso acontecer como irei resolver essa Notificacao ?
Olá Benjamin,
Quem deve lhe informar quais são suas atribuições corretamente, é o próprio CFT ou CRT da sua região.
Se receber multa ou notificação, pode recorrer com o auxílio deles também.
Entre em contato com o CFT pelo link abaixo informando seu caso:
https://www.cft.org.br/contato/
Como faço para ter o registro. Só técnico de fibra óptica
Olá Mário.
Veja no site do CFT para entrar em contato com eles e fazer o registro.
https://www.cft.org.br/
Tenho registro no CREA, número 180.373/TD, de 09/mai/1990.
Como faço para migrar para o CFT/SP.
Olá Norival.
Primeira coisa que tem que analisar é referente a sua graduação, se vc for formado como técnico, seu registro vai para o CFT, formado em graduação, seu registro obrigatoriamente é mantido no CREA.
Essas dúvidas vc pode verificar preferencialmente nos contatos do CREA ou CFT/SP.
CREA: (61) 3961-2800
CFT/SP: (11) 3580.1000
https://www.creadf.org.br/
https://www.cft.org.br/contato/
A base de dados do conselho não é confiável. Não sou técnico em nada nem nunca trabalhei na área e recebi uma cobrança do CRT RN no valor de R$ 55,26. O que isso significa?
Olá Mucio.
O melhor a fazer é entrar em contato com o próprio CFT para verificar sua situação.
Clique no link abaixo:
https://www.cft.org.br/
Sou tecnologo em gestão Ambiental que conselho posso me registrar
Por ser tecnólogo, vc deve se registrar no CREA.
Entre no site do CREA da sua região para falar com eles qual é o procedimento.
Boa tarde o técnico de CFT pode assinar projetos de cabeamento de fibra óptica??
Olá Joanderson,
Os técnicos podem sim assinar projetos, a depender de cada concessionária.
O ideal é entrar em contato com a Concessionária e confirmar certinho.
olá boa tarde,
O curso de tecnico em Eletronica também pertence a esse novo conselho?
Opa, boa tarde,
Sim, esse curso também está dentro desse conselho.
Caso não tenha registro, entre no site para verificar o passo a passo:
https://cft.org.br/
Eu tenho uma pequena industria de equipamentos eletrônicos no estado do pr, eu posso me filiar CFT ao invés do CREA?
Olá José,
O que vai diferenciar é o Curso/Graduação que vc fez.
Sendo curso Técnico/ensino médio, vc se filia junto ao CFT.
Sendo uma graduação/tecnólogo, vc vai para o CREA para se filiar.
Nos sites do CFT/CREA tem os contatos respectivos, que vai depender da sua localidade.
Gostaria de saber como faço pra me.recolocar em 2016 trabalhei avulso com crea que.mudou e deste que.mudou não trabalhei mais tem como recolocar
Boa tarde,
Sendo Técnico você pode entrar em contato com o CFT, clique nesse link:https://www.cft.org.br/contato/
Sendo Engenheiro, o contato é com o CREA, dependendo da sua Região:
https://portal.crea-sc.org.br/institucional/contato-creas-confea/