Como funciona o boleto registrado? Emitir boletos é a obrigação de muitas empresas e pagá-los, de seus clientes e colaboradores. Porém, nos últimos tempos, tem surgido a dúvida sobre o registro ou não registro desse tipo de pagamento.
Lembramos que o boleto bancário é um meio de pagamento simplificado, podendo o documento ser impresso ou não. Ele pode ser usado por empresas, pessoas jurídicas e pessoas físicas. A empresa que emite é o cedente e o cliente referido como “sacado”.
Geralmente, esse documento pode ser pago em qualquer agência bancária, Casa Lotéricas (dependendo da natureza da cobrança) ou através do banco online (internet).
Como funciona o boleto registrado?
Normalmente, para a emissão de boletos, a empresa necessita de conta corrente num sistema bancário. A partir de uma carteira de cobrança contratada, ela concede as informações bancárias e libera o processo de emissão.
A emissão desse documento de pagamento é uma das principais ações tomadas pelas empresas para reduzir a inadimplência na hora de cobrar dos clientes e realizar cobranças por serviços direcionados (como sinal de internet e TV a cabo) ou até mesmo pela venda de um produto.
A emissão pode ser feita com ou sem registro. No caso do registro, o boleto deve apresentar todos os dados de registro da empresa e do pagador firmados na inscrição junto à carteira de pagamento emitida junto com o banco.
Detalhes do registro
Dessa forma, o boleto registrado refere-se um tipo de pagamento que apresenta dados registrados no banco pela empresa. Sendo assim, para emitir o documento, a empresa precisa informar os dados da transação, o CPF ou CNPJ do pagador e do emissor, o endereço e o valor cobrado.
Lembramos que essas informações devem estar registradas e descritas no boleto gerado e impresso, pois as mesmas são salvas no sistema da instituição financeira que registra as atividades de cobranças da empresa.
Benefícios
Esse tipo de registro gera mais segurança para a o emissor e pagador, ajuda a consolidar os dados e a confirmar os pagamentos de maneira mais rápida e segura.
O registrado e não registrado
Há também a modalidade do boleto não registrado. O boleto registrado tem seu cadastrado efetivado junto a um banco ou instituição financeira; já o não registrado não apresenta identificação, prejudicando o rastreamento e a confirmação de pagamento.
Na prática de mercado
Para oferecer mais segurança, o registro do documento emitido para pagamento significa que a empresa gerou o boleto e enviou a remessa para o banco, permitindo que o banco faça os registros com todos os dados contidos nesse arquivo como código do boleto, valor, vencimento, CPF, entre outras a serem inseridas.
Taxas
Quando o boleto é cobrado de forma registrada, é cobrada uma taxa por boleto emitido, mesmo que não seja pago.
Multas e tarifas
Em certos casos, multas e tarifas por atraso podem ser calculadas automaticamente depois da data do vencimento. Em outros casos, na ausência de multas, o cliente precisa emitir novo boleto com nova data.
Pacote de serviços
Quando a empresa se registra no banco para emitir o boleto, ela escolhe diferentes pacotes de serviços conforme a necessidade e as taxas de pagamentos envolvidos.
Importância do registro
No caso do boleto registrado, o documento deve receber registros do banco, mas se o cliente/sacado não fizer o pagamento, poderá ser cobrada uma taxa de permanência do boleto no banco.
A emissão
Geralmente o sistema de gestão de dados proporciona às empresas a emissão dos tipos de boletos, o registrado e o não registrado.
Mesmo assim, os pagamentos são feitos de maneira rápida e automatizada dentro do prazo estipulado. Permite também o pleno controle dos pagamentos pelo celular e nos aplicativos bancários.
O boleto sem registro
Esse tipo de boleto pode gerar problemas na hora de controlar dados de clientes, assim como na confirmação de pagamentos ou outras tarefas de contabilização.
Lembramos que esse tipo de emissão refere-se ao envio direto ao cliente para a cobrança, sem que o banco cobre as devidas taxas ou tenha conhecimento da cobrança.
Depósito
Segundo a regra de mercado, depois de dois dias úteis, o pagamento do boleto feito pelo cliente pode ser depositado na conta corrente da empresa; o cliente recebe uma confirmação de pagamento via e-mail.
Para quem?
O boleto sem registro pode ser útil para autônomos e profissionais liberais, bem como lojas virtuais independentes, porém caso não haja pagamentos os títulos não são protestados.
O boleto registrado é fundamental para empresas e pessoas jurídicas que precisam organizar melhor seus sistemas de cobranças e pagamentos.
Conclusão
Neste artigo falamos sobre a diferença dos dois tipos de boletos e sua praticidade no dia a dia.