A filosofia lean é um conjunto de metodologias conceituais e aplicáveis em diferentes tipos de empresas que visa gerar excelência em processos produtivos e redução de desperdícios.
Permite criar linhas de trabalho e de avaliação com o propósito de reduzir e eliminar desperdícios de forma continuada e projetada, com o envolvimento não somente da direção e dos gestores, mas com a colaboração de todos os funcionários e equipes responsáveis.
A filosofia lean
A aplicação dessa metodologia permite repensar todos os métodos de trabalho, seja na direção, desenvolvimento de projetos, gerência, controle, desenvolvimento de recursos humanos, bem como de outras áreas e competências da empresa.
Visa engajar pessoas e colaboradores a aprimorarem métodos de trabalho com a geração de oportunidades, melhoria de processos e ganho de resultados que possam se tornar cada vez mais sustentáveis.
Outro fator preponderante é a geração de valor ao cliente, seja com a criação de produtos mais leves e com menor custo de produção e entrega, elevação da qualidade de serviços e até mesmo agilidade no processo de atendimento ao consumidor.
Dentre outros exemplos, trabalhar e produzir focado no cliente é um dos principais tópicos de ação desse tipo de filosofia.
Identificação de necessidades
A aplicação dessa metodologia ajuda a enxergar as necessidades dos clientes, do cliente interno (os colaboradores da própria empresa que consome a marca e os produtos internamente) e da própria empresa que necessita de melhores caminhos gerenciais, produtivos e de relacionamento público, além de outros setores ou departamentos a serem sempre desenvolvidos conforme essa filosofia.
Aceitando mudanças
Saber mudar com flexibilidade conhecimento é um comportamento importante para as melhores empresas do mercado.
O aprimoramento constante permite também reduzir desperdícios constantemente, e quando falamos em desperdícios zero falamos também em desperdícios não somente de matéria-prima ou de energia, mas também de tempo, de capacidade de pessoas, de projetação e entre outros componentes de uma linha produtiva.
Novas oportunidades
Com a eliminação de desperdícios, a empresa começa a experimentar os benefícios da redução de custos, incluindo a possibilidade de preencher lacunas de conhecimentos técnicos e pragmáticos para a melhoria da produção de produtos e serviços.
Permite também desenvolver diferentes bases de conhecimento, aprimorando as habilidades das pessoas que atuam na empresa.
Empresa enxuta
Considerando os objetivos e os benefícios da aplicação dessa metodologia, a empresa se torna enxuta gerando novos recursos e agregando valor ao cliente.
A redução de desperdícios e agregar valor são atitudes que fazem parte dos principais processos de melhoria contínua para a empresa, para o resultado de seus produtos, para o relacionamento com os seus clientes e para a sua presença de mercado.
Assim, o objetivo final é desenvolver soluções, gerar valor para cada tipo de grupo de perfil de cliente e otimizar a qualidade de determinadas linhas de produtos e serviços.
A aplicação de um projeto de empresa enxuta também permite unir os objetivos de alcançar o nível zero de resíduos com crescente qualificação dos processos de produção e de entrega.
A aplicação
Em seu processo de aplicação, essa metodologia melhora a visão gestora de uma empresa, permite otimizar as tecnologias, aprimora o controle dos ativos e demais departamentos produtivos da corporação como um todo.
Também melhora a mentalidade gestora e de trabalho na instituição e empresa como um todo.
Ajuda bastante a tornar mais acessível a otimização de cadeia de serviços e produtos por meio da criação e transmissão de valor com aprimoramento de técnicas e inserção tecnológica que atenda tal finalidade.
Permite uma melhor gestão de processos e avaliação constante sobre os objetivos e processos aplicados no momento da produção.
Conclusão
Seja para a área de produtos ou serviços, a filosofia lean pode e deve ser aplicada para aprimorar estudos e processos pragmáticos de trabalho, projetação e produção.
A empresa ganha musculatura com a redução de desperdícios e de tempo, com maior capacidade de resposta perante à demanda interna e externa, considerando também responder às expectativas de seu cliente potencial.
Além de servir para a otimização de processos de produção, essa filosofia pode ser empregada também para a gestão de projetos e de produção de serviços.
Ela serve para ser usada em diferentes tipos de negócios e em diferentes processos organizacionais.