Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais exigentes com a qualidade dos produtos que lhes são apresentados. O preço pago pelo produto, sua vida útil, aparência e confiabilidade são fatores que o consumidor leva em consideração ao determinar a qualidade do produto ou serviço prestado. É neste sentido que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância da Gestão da Qualidade para a sua sobrevivência.
Na prática o que é Gestão de Qualidade?
Na verdade, a gestão da qualidade contém todas as técnicas para organizar um sistema de padronização para a produção de produtos ou serviços.
Em termos simples, é o conjunto de ações implementadas por uma empresa que pretende ter uma abordagem de qualidade ou melhoria contínua, de forma a aumentar a qualidade da sua produção e da sua organização.
A Gestão da Qualidade tornou-se uma prioridade e hoje é encontrada em todos os níveis da empresa:
- Comunicação, marketing;
- Produção;
- venda;
- recursos humanos;
- logística.
A Gestão da Qualidade é tratada de duas maneiras:
- Em cada departamento;
- Globalmente.
Padrões da Gestão de Qualidade
A Gestão da Qualidade atende aos padrões ISO 9000 exigidos, que se relacionam aos sistemas de diretrizes e gestão da empresa a fim de melhorar o desempenho.
Em termos simples, para atender aos padrões de gestão da qualidade, as empresas devem se concentrar em 8 áreas:
- Orientar os clientes e atender às suas necessidades;
- Ensinar a equipe da importância da qualidade para o faturamento da empresa;
- Treinar a equipe a participar do processo de qualidade;
- Criar um processo que possa atingir os objetivos de qualidade desejada;
- Reunir informações úteis sobre os problemas e reclamações dos clientes sobre o produto ou serviço;
- Criar uma linha de testes com alternativas para manter a melhoria contínua;
- Ter uma abordagem simples, factual na hora de tomar as decisões;
- Manter um bom relacionamento com os fornecedores.
Os componentes da Gestão da Qualidade
Embora toda a parte teórica pareça um pouco complicado, na prática existem alguns componentes que tornam bem mais simples de implementar em sua empresa. Veja:
Abordagem de Qualidade – Seu objetivo é melhorar a qualidade, oferecer melhores produtos, serviços aos clientes, melhorar as condições de trabalho e desenvolver colaboradores.
Sistema de Qualidade – O sistema de qualidade reúne todos os documentos relativos à gestão da qualidade:
- a abordagem de qualidade;
- certificações;
- padrões;
- regulamentos;
- padrões de qualidade;
- e o manual de qualidade.
Auditoria de Qualidade – A auditoria de qualidade é uma avaliação da empresa. Ela permite verificar se os objetivos da qualidade são alcançados e originar certificação ou normalização.
Controle de Qualidade – O controle de qualidade é o responsável por determinar se os serviços ou produtos comercializados pela empresa atendem aos requisitos do mercado, demanda do cliente, legislação, especificações da empresa, padronização ou regras de certificação.
Garantia da Qualidade – A garantia da qualidade é um documento no qual são anotados os objetivos em termos de qualidade, garantias e métodos de gestão da qualidade.
Carta de Qualidade – A carta da qualidade é um documento curto e simples que resume os compromissos de qualidade assumidos por uma empresa.
Como gerenciar a qualidade dos produtos ou serviços de sua empresa?
Após reflexão e implementação das medidas necessárias, é necessário avançar para a fase de execução respeitando os requisitos organizacionais:
Organizar e lançar as ações de primeira qualidade: estas ações baseiam-se em métodos, ferramentas e dispositivos organizacionais particulares, com base nos eixos de desenvolvimento da qualidade: Ouvir o cliente (questionários, cartas de reclamação…).
Explicação e melhoria de processos com base no produto ou serviço final.
Envolvimento da equipe (na forma de grupos ou sugestões pessoais).
A mensuração desse processo deve ser feita em vários níveis e é baseada em uma série de informações que se acumulam e se complementam.
Organizar e garantir a gestão: conforme as ações avançam e sua avaliação, o processo será reorientado e ações adicionais serão realizadas.
Isso permite que o sistema de qualidade seja construído e que garanta a consistência e relevância das ações. É necessária uma gestão eficaz e organizada que se baseie em um sistema de informação e comunicação eficaz entre o sistema de gestão e todos os serviços da empresa.
Resumindo
Mesmo sendo uma empresa de serviços, como um provedor de internet, a questão que se coloca, a este respeito, é como estabelecer uma tal organização para atingir este objetivo principal, o da alta qualidade dos produtos ou serviços.
A primeira coisa a considerar é que a qualidade resulta de uma abordagem. Portanto, não só devemos ser capazes de atingir a qualidade exigida pelo cliente, mas também devemos implementar um sistema para tornar esse resultado sustentável. Isso torna o gerenciamento da qualidade um trabalho de longo prazo e contínuo ao longo do tempo, mas que no final fará toda a diferença.