A Internet das Coisas (IoT) é uma das principais tendências de tecnologia e de mercado dos últimos anos. Empreendedores e consumidores enxergam grandes benefícios a partir da popularização de serviços que permitem guardar e registrar dados em servidores nas nuvens e, ao mesmo tempo, permitir inserir a internet em diferentes tipos de equipamentos e dispositivos.
Os cidadãos já devem ter ouvido sobre o processo de inovação para o mercado que essa tecnologia poderá oferecer. Principalmente, para a casa das pessoas, a IoT oferece grandes mudanças conectando diferentes aparelhos domésticos e oferecendo soluções para o dia a dia.
O que é IoT (Internet das Coisas)?
A sigla IoT tem origem dos termos em inglês “Internet of Things”, sendo uma tecnologia que insere a conexão de internet não somente no computador ou celular inteligente, mas também em qualquer tipo de equipamento.
Equipamentos comuns no dia a dia como geladeira, TV, assadeira e até a fechadura da casa poderão ter acesso e controle via internet. Mantendo a conexão entre os dispositivos e a troca de informação entre equipamento e usuários via internet teremos uma nova relação de uso.
Estrutura avançada
Esse nível de conectividade exige uma velocidade mais segura de internet e uma estrutura mais integrada entre os aparelhos e sensores.
Com o uso do sistema IoT, os equipamentos podem se tornar responsivos e tornar o uso mais inteligente entre o usuário e o equipamento.
Sendo assim, os equipamentos podem conversar entre si gerando mais velocidade, praticidade e segurança.
A Expansão da tecnologia
É uma tecnologia que pretende se expandir ainda mais nos próximos anos, gerando inúmeras possibilidades tecnológicas como a captação de dados por meio de sensores remotos para coletas de informações para o dia a dia de uma casa, empresa e execução de projetos.
Essa realidade não está distante da vida das pessoas, a conectividade já está presente nos carros mais avançados, na SmarTV, e no sistema de desligamento de tomadas e lâmpadas.
Os ambientes domésticos e empresas estão cada vez mais adotando a IoT como solução de praticidade e segurança. O sistema IoT pode controlar máquinas a distância, bem como aparelhos domésticos e gerar grandes benefícios.
Melhorando a vida das pessoas
A internet presente no computador pessoal, nos celulares inteligentes e nos demais dispositivos digitais já impactou bastante a vida das pessoas.
No ambiente doméstico facilita o processo de automação residencial permitindo conectar dispositivos e controlá-los remotamente.
De forma geral temos o conceito de casas inteligentes, no qual além do controle remoto podemos armazenar dados na nuvem para análise e tratamento dessas informações.
A tecnologia IoT permite o uso de assistentes virtuais como o Google Assistente e a Alexa da Amazon. Além da possibilidade de uso de vários aparelhos que podem ser conectados aos assistentes virtuais permitindo a comunicação entre os dispositivos.
Perante esse cenário tecnológico, temos um importante crescimento do mercado de dispositivos e novos equipamentos inteligentes.
No Brasil, a IoT tem grande potencial de crescimento, não somente nas empresas, mas também nas residências.
Na prática, por exemplo, a geladeira conectada poderá enviar avisos para o dono da casa para lembrar sobre os alimentos que estão faltando e que precisam ser comprados. O automóvel conectado também pode enviar avisos via internet sobre a necessidade de troca de óleo e outros utensílios ao motorista.
Conclusão
Portanto, a IoT expande o conceito da internet presente nos dispositivos digitais, que agora se faz presente em outros tipos de equipamentos.
São equipamentos que combinam o sistema de automação podendo coletar informações em tempo real e gerar respostas. Além dos dispositivos tradicionais, os equipamentos podem explorar melhor os benefícios da internet.
Dessa forma, o usuário pode expandir as possibilidades de uso de dados no dia a dia em sua casa, residência e qualquer tipo de ambiente ou projeto.
Gera conforto, praticidade e mais segurança através de sistemas automatizados e controlados via internet de forma simplificada através de aplicativos e mecanismos digitais.
Atualmente, tem crescido o investimento em pesquisas aplicáveis a essa tecnologia e a previsão de criação de novos mercados de consumo de dados e de soluções previstas na IoT.