A gestão comercial é primordial para a empresa manter pleno controle de suas oportunidades, negócios e planejamento de vendas. Lembramos que este setor é essencial para a corporação, sendo ele um elo de ligação com a frente de vendas, com os colaboradores e principais influenciadores de negócios.
A gestão comercial também se relaciona no posicionamento de produtos, marcas e ofertas perante os clientes; atendimento e orientação do cliente num patamar mais ampliado de concepção de projetos de venda e relacionamento com o cliente.
A gestão comercial
Todas as áreas que envolvem contato, oferta, apresentação de produtos e serviços, identificação de necessidades de potenciais clientes e processo de fechamento de vendas estão vinculados ao conceito desse tipo de gestão.
Esse tipo de gestão se responsabiliza com as atividades de controle e direcionamento de recursos e investimentos para aplicação técnica de soluções, organização de pessoas, simplificação de processos de produtos e serviços, avaliação de mercados, aplicação de tecnologia da informação, projetos de logística, vendas e atendimento ao cliente.
A área comercial
O setor comercial é fundamental para uma organização, estando esse setor relacionado diretamente com os stakeholders (todos os envolvidos com a empresa). Há todo o trabalho que envolve a projeção da empresa perante o mercado, bem como de seus produtos para os clientes potenciais.
É muito importante dar atenção a esse setor numa empresa, independente se esta é pequena, média ou grande. Deve-se visar sempre o aprimoramento dos esforços a serem empregados, objetivando maiores volumes de venda, melhor posicionamento da empresa no mercado, e, consequentemente, inserção efetiva dos produtos e/ou serviços ofertados.
A aplicação
Como dito anteriormente, uma boa gestão comercial visa análise de mercado com bom projeto de logística produtiva e de vendas ampliando ainda mais os aspectos gerenciais.
Na prática
Numa visão prática, esse tipo de gestão dedicada para a área comercial da empresa é de extrema importância por orientar o planejamento tático e estratégico da empresa, identificando as linhas de frente do mercado e a frente de vendas da empresa a serem definidas.
A prática gestora
A gestão nesse setor deve estar presente muito além de um simples departamento gerencial, deve fazer parte da cultura organizacional da empresa.
Ao colocar o projeto em prática, a empresa deve selecionar os recursos envolvidos na atividade comercial e as equipes de projetos e de vendas a serem dedicadas para determinada finalidade.
As melhores equipes
Ao selecionar as melhores equipes para cada tipo de tarefa, a empresa pode selecionar atividades como capacitações internas, vendas, relacionamento com clientes, atendimento, análise de mercados e avaliação de resultados.
Visão organizacional
Na empresa e no projeto de venda, esse tipo de gestão abrange atividades que manejam e organizam recursos.
Dessa forma, o investimento em processos gestores dessa natureza incentivará a empresa a vender ainda mais, na proporção adequada de geração de demanda e de melhores resultados.
Como otimizar as vendas
Através do processo de controle de atividades comerciais, é possível planejar atividades de vendas, atingir a satisfação dos clientes e fidelizar consumidores para o negócio.
Principais etapas
Dentre as principais etapas da gestão comercial podemos enumerar:
1 – Planejamento
Etapa que permite a criação de estratégias objetivas para orientar e treinar as equipes de vendas. Indica-se a redação de projetos, definição de metas e de processos de identificação de mercados.
2 – Capacitação
Neste passo é importante selecionar as pessoas certas para inseri-las nos postos certos de atuação, oferecendo mais capacitação para atuarem melhor em suas atribuições.
3 – Controle
Sabemos que a palavra “gestão” significa “controle”. O processo de controle deve ser aplicado sobre informações, dados e registros de vendas, mesmo em históricos anteriores.
A empresa deve ter atenção aos fluxos de mercado para obter dados precisos e em tempo real. Isso melhora o resultado em esforços de vendas e atendimentos ao cliente.
Conclusão
A gestão comercial empresarial procura renovar a cultura organizacional a respeito de informações, práticas e planejamentos direcionados para os esforços de vendas.
Procura direcionar os principais processos da venda, da capacitação em vendas, e todo o planejamento da organização. Portanto, a melhor gestão pode surgir a partir de melhores políticas e estratégias aplicáveis para a decisão final da empresa.
Vale a pena rever a cultura e o processo de controle da empresa nas áreas comerciais, mais precisamente, na área de vendas.