O acesso à internet tem sido parte importante das pesquisas da Anatel que identificou que a principal forma de acessibilidade do sinal doméstico é feito através do WiFi mesmo com o uso constante do celular.
Esse tipo de acesso via WiFi domina a quantidade de consumo no uso da internet para navegar nos sites e acessar vídeos.
Os dados da pesquisa são da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2022 publicada recentemente pela Anatel. A pesquisa indicou a predominância no uso do WiFi entre os consumidores brasileiros, indicando o uso tanto entre os clientes de telefonia pós-paga quanto entre os clientes de telefonia pré-paga.
Acesso à internet via WiFi
A pesquisa confirma outro hábito, o dos clientes de banda larga fixa de usar o sinal WiFi da banda fixa para realizar parte dos acessos à internet.
Em relação aos usuários de celular pós-pago, o sinal WiFi é o principal método de conexão mais usado por mais de 60% das pessoas, sendo que 33,34% buscam a franquia de dados com maior frequência em comparação ao WiFi, e na pesquisa 2,36% dos entrevistados não souberam responder.
Em relação ao serviço pré-pago, 72,18% costumam usar de forma preferencial o WiFi, enquanto os 25,84% restantes dos entrevistados buscam usar a franquia de dados, e 1,98% não responderam que tipo de internet utilizam no dia a dia.
Surpresa para a Anatel
A Anatel percebeu os resultados da pesquisa com certa surpresa, em relação ao uso da banda larga fixa, mais de 80% dos clientes dão preferência a utilizar o sinal WiFi em casa, e 15,54% em casa.
Antes da realização da pesquisa, a Anatel tinha a expectativa do WiFi superar o uso da internet à cabo como principal caminho para acesso à internet.
Porém, esse hábito tornou-se crescente nos últimos anos e meses, e a grande justificativa pode ser a busca por maior velocidade e estabilidade.
Entre os assinantes de banda larga fixa tem sido mais comum usar o acesso para assistir a vídeos veiculados através de aplicativos, acessar as redes sociais, navegar nos sites da internet e trocar mensagens.
A pesquisa de satisfação
A mais atualizada Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2022 tem sido utilizada para estudar o perfil de acesso à internet no Brasil, bem como o nível de satisfação e a qualidade das operadoras no país.
A pesquisa revelou que o acesso via WiFi é a principal forma de acesso à internet entre os brasileiros. Os dados da pesquisa também apontaram que clientes de telefonia pós-paga, clientes de pré-pago e os de serviços de banda larga fixa sempre recorrem ao WiFi em grande parte dos acessos realizados.
O uso do celular
Em relação aos clientes que utilizam o celular com serviço pós-pago, o sinal WiFi é o método de conexão mais usado por mais de 60% das pessoas, sendo que mais de 30% procuram pelo uso da franquia de dados de modo mais frequente.
Segundo dados de outra pesquisa, a TIC Domicílios 2017, a conexão à internet feita através do celular já é considerada como a mais comum na web brasileira. A pesquisa, na época, foi realizada pela CETIC.Br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), entidade que possui vínculo com as Nações Unidas e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil.
No ano de 2017, 49% das casas dos brasileiros dependiam diretamente do celular para realizar o acesso à internet. Esse índice superou o número de casas que utilizam os dispositivos móveis e os computadores de mesa ao mesmo tempo para se conectarem.
E vale ressaltar que, grande parte da conexão móvel ainda se faz mais presente nas classes de menor renda.
Conclusão
Pesquisar e estudar o acesso à internet através das recentes pesquisas da Anatel e das pesquisas mais recentes realizadas por outras instituições é de grande valia para o setor e para conhecer o perfil do cliente brasileiro.
Devemos lembrar que as conexões através de dispositivos móveis podem ser realizadas através do sinal 4G e do sinal de WiFi.