As reclamações de serviços de Telecom registraram queda nos últimos meses. Somente no ano de 2022, foi registrada uma retração de 20% nas reclamações ligadas aos serviços de TV por assinatura, de banda larga com queda de 15,4% e de telefonia móvel com queda de 6,6%.
Considerando o mercado em geral, a quantidade de reclamações de usuários de serviços de telecom caiu 15,3% somente no mês de maio de 2022, comparando com o mesmo mês de 2021.
Segundo dados da Anatel, foram registradas mais de 160 mil reclamações de usuários, sendo 29.243 reclamações a menos em comparação com o mesmo mês no ano de 2021.
Dessa forma, podemos compreender que essa queda é recorde e apresentam que as ações de melhorias no setor estão dando certo focando sempre na experiência do cliente.
Reclamações de Serviços de Telecom
Considerando os dados, avaliando as quedas de forma consistente em todos os principais serviços, a queda de 20% nas reclamações nos serviços de TV por Assinatura chama bastante atenção.
Somente no segmento de TV por assinatura, as reclamações passaram de 13.638 em maio de 2021 para 10.906 em maio de 2022.
Analisando outro setor de mercado, as queixas de usuários de banda larga fixa caíram 15,4% e dos usuários de telefonia móvel 6,6%.
Principais fatores
Dentre os principais fatores, boa parte da queda ocorreu nos serviços relacionados aos serviços de crédito pré-pago, que registrou queda de 24%. As outras reclamações também registraram queda nos pedidos de mudança de endereço, ressarcimento e transferência de plano.
O ano de 2021
No mês de maio de 2021, a Anatel já havia registrado queda de 28,4% em comparação com o ano de 2020. No mês de abril de 2021, foi registrada queda de 21,3%, quando os sistemas registraram 153.761 queixas, 41.069 reclamações a menos, na área de TV por assinatura, a redução foi de 34,4% na relação de 2021 para 2020.
Investimentos
Grande parte das reduções nas reclamações está referente aos investimentos realizados em melhorias de atendimento e de oferta de serviços, incluindo o lançamento do sistema “Não Me Pertube”.
O que é “Não Me Perturbe”?
Esse sistema foi criado em 2019, recebeu o apoio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), como forma de evitar o assédio comercial que está presente em vendas empurradas pelo telefone ou ofertas apresentadas por bancos e empresas que operam no segmento de telecomunicações.
Por outro lado, a empresa que não obedecer ao bloqueio aplicado por um determinado cliente poderá pagar multas pesadas.
Ano de 2022
Considerando o ano de 2022, as reclamações dos clientes de serviços da área de telecom caíram 15,3% em relação ao mês de maio de 2021, e todos esses dados são da Anatel e da Conexis.
Segundos os dados oficializados, foram quase 30 mil queixas a menos com destaque na queda de 20% nas reclamações dos serviços de TV por assinatura.
Posicionamento das empresas
Em muitas empresas do setor tem ocorrido queda nas reclamações dos usuários, fruto de melhorias na experiência do consumidor final e, principalmente, na qualidade do atendimento.
As empresas estão se esforçando bastante para gerar reduções e aplicar medidas de autorregulação na área.
Todas as reclamações em diferentes áreas estão apresentando quedas recordes, no setor de TV por assinatura, os registros de reclamações caíram de 13.638 em maio de 2021 para 10.906 em maio de 2022.
As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 15,4% e dos usuários de telefonia móvel 6,6%.
Conclusão
Portanto, ao avaliar as quedas nas reclamações de serviços de Telecom, podemos prever que se as melhorias forem mantidas, teremos mais resultados sobre as quedas das reclamações, desde que as empresas continuem focadas em melhorias focadas no cliente.
Ainda sobre os números, grande parte das reduções das reclamações está também relacionada ao crédito pré-pago que registrou queda de 24%.
É importante que as empresas continuem investindo em melhorias, e que instituições como a Anatel permaneçam no trabalho de monitorar as taxas de reclamações e a qualidade dos serviços de cada setor telecom.