A chegada do 5G vai revolucionar o mercado de provedores de internet. Segundo especialistas, essa nova geração de conexão poderá simplificar o acesso, tornar a internet mais rápida e abolir com a internet fixa à cabo.
Atualmente, nos dispositivos móveis, os clientes utilizam muito a internet 4G e, em algumas operadoras, a conexão 4.5 G. Porém, a chegada da quinta geração de internet móvel trará mais velocidade e poderá dispensar a internet via cabo mesmo em equipamentos fixos.
Essa evolução já está acontecendo nos EUA e Europa e logo poderá chegar no Brasil e na América Latina.
A conexão 5G e provedores de internet
As empresas provedoras já estão se mexendo no Brasil e no exterior para adequar seus equipamentos e planos para clientes comerciais e residenciais.
No Reino Unido, por exemplo, as empresas já oferecem planos para os clientes dispensarem a banda larga fixa em suas casas. Em Londres, as experiências com a conexão 5G particular já começaram em algumas regiões próximas da capital.
Nos EUA, provedoras têm oferecido planos similares para dispensar o excesso de cabos e conexões fixas. Nesse novo modelo, o cliente receberá um equipamento de modem sem fio que oferece conexão com a nova rede 5G, esse mesmo modem funcionará como roteador wi-fi cobrindo toda a casa.
A partir dessa rede, o cliente poderá usar a conexão para o uso comum em computadores, smartphones, TV Smart e streaming.
O passado e o futuro da internet
A internet é um meio de transmissão de dados que existe há mais de cinquenta anos. Ela começou transmitindo dados computadores de duas universidades diferentes na Califórnia, Estados Unidos, em 29 de outubro de 1969.
No ano de 2019, mais de metade da população em todo o mundo já tinha acesso à rede mundial de computadores.
No Brasil, segundo dados da Anatel, temos 228 milhões de acessos ao mês por internet móvel e 32,6 milhões em banda larga fixa.
No país, nos últimos vinte e quatro meses, registrou-se um crescimento de 2,5 milhões de residências atendidas pelos provedores de internet fixa, logo, um mercado atrativo também para o 5G.
A quinta geração da internet móvel é o futuro desse mercado que já possui acesso e necessitará obter acesso rápido e de qualidade no futuro.
No Brasil
O grande desafio é implantar a internet de quinta geração no Brasil, porém o nosso país corre o risco de implantar essa nova internet comercialmente.
Já sabemos que ela será fundamental para o crescimento do uso da conexão móvel, da internet das coisas, para a implementação da quarta revolução industrial (como automação e inteligência artificial), e para outras áreas como medicina, agricultura e atendimento.
Para o Brasil comercializar o novo acesso à internet é necessária realização de leilões entre as empresas. A previsão é que o leilão seja realizado no ano de 2021.
Promessas do 5G para o futuro
O futuro promete com o uso da internet 5G e a reorganização dos serviços dos provedores de internet fixa. A velocidade e a estabilidade serão muito melhores em comparação com a conexão 4G e de banda larga fixa.
Em todo o mundo, as empresas que já dominam essa tecnologia são a Nokia, Ericsson e Huawei.
A chegada dessa tecnologia permitirá unificar o acesso nas residências e nas empresas sem a necessidade de instalação e distribuição de cabos e conexões físicas.
Imagine usando a mesma conexão ultra rápida acessar filmes na TV, navegar no computador de PC, usar os dados do smartphone e ainda aplicar o sinal em outros equipamentos como geladeira e fogão.
Conclusão
A inclusão da quinta geração de internet permitirá transferir dados com alta velocidade e a sua chegada vai mudar o jeito como o brasileiro usa internet, como recebe dados e informações e, sobretudo, como assina os serviços que serão disponíveis no mercado.
Em outros países, essa revolução já começou com grande sucesso, pois é muito prático e barato oferecer um modem sem fio para a utilização da quinta geração de internet.
Dessa forma, teremos muitas mudanças no jeito de assinar e usar internet no Brasil e no mundo, e o futuro promete com a popularização da conexão 5G.
E o seu provedor, como está se preparando para a chegada da tecnologia 5G?
Como aqui no Brasil é a terra das falcatruas e dos políticos desonestos e empresários gananciosos, a população brasileira não recebem nem o sinal 4G corretamente de tanto que povo reclama de falta de sinal e travamento. Acredito que com a vinda da tecnologia 5G será fornecido o 4G 100% para a população brasileira pagando o preço de fornecimento 5G. E os órgãos públicos e empresariais que se beneficiarão com a nova tecnologia. Infelizmente em um Brasil de desonestos o que nós da população podemos imaginar dessa gente? Ainda mais com políticos e magistrados corruptos querendo regulamentar a internet.