Desmistificando o mercado de telecomunicações, sabemos que se trata de um mercado bastante complexo que oferece muitas oportunidades e demandas para as empresas do setor.
Por outro lado, é um setor que passa por um processo de atualização tecnológica constante e pode ter excesso de informações que podem sobrecarregar o processo de instalação de infraestrutura e de oferta de serviços a curto e a médio prazo por parte das empresas.
O cliente, por sua vez, pode se sentir confuso perante o excesso de informações e perante as condições de aquisição de diferentes tipos de serviços.
Desmistificando o mercado de telecomunicações
Nos tempos atuais, a considerar o excesso de informação, com a constante alteração das ofertas de produtos e de serviços, as empresas tendem a fazer investimentos pesados para se manterem atualizadas no mercado, mas, ao mesmo tempo, o cliente final pode ficar confuso com tanta oferta e atualização de equipamentos e de serviços.
O grande objetivo deve, nos próximos anos, o de simplificar as informações e o detalhamento de produtos e serviços desse mercado por parte do planejamento de produtos e da qualidade das operadoras.
O que é telecomunicação?
É referente a um conjunto de sistemas que utilizam a troca de dados e de informações através de sistemas eletrônicos e remotos.
Todas as informações trocadas podem ser referentes a dados, voz e vídeos de diferentes tipos e formatos.
Dessa forma, as empresas que atuam nesse setor são empresas que desenvolvem e detém sistemas que permitem a comunicação entre pessoas, empresas e instituições com o uso de telefone, celular, sinal de internet, além de SMS e streaming.
Sendo assim, a principal ideia é oferecer transmitir informações e dados que não se limitam somente ao rádio e a televisão. Lembrando que vários sistemas de telecomunicação podem utilizar a fibra óptica, o sinal de rádio e os satélites.
Nos tempos atuais, o setor das teles está mais apegado à transmissão de dados acima somente das linhas telefônicas.
Iniciativas positivas
Para conseguir reduzir esses problemas, empresas que atuam no setor, operadoras de dados e órgãos de regulação precisam sempre identificar qualquer tipo de dado, risco e sobrecarga que possa prejudicar o cliente.
As empresas que atuam nesse mercado podem e devem verificar quais riscos devem ser identificados e superados e compreender suas reais causas.
As empresas e os órgãos devem modelar painéis de ação e planejamentos inovadores para simplificar e baratear o processo de compra, aquisição e preço de produtos e serviços.
Todas as informações prestadas pelas empresas devem ser simplificadas para o cliente corporativo (B2B) e para o cliente final pessoa física (B2C).
Mudança de planos
É primordial, que as empresas e operadoras que vendem serviços de dados e de telefonia para o cliente final simplifique a criação e disponibilização do plano e respeite a regulamentação brasileira e as normas da Anatel.
Novos avanços
A partir de 2022, começou a ser implementado o uso de inteligência artificial para analisar o número e os tipos de reclamações registradas pela Anatel contra as prestadoras de serviços de telecomunicações, e que esse tipo de sistema inteligente e integrado deverá ser aprofundado nos próximos anos.
O mercado de telecomunicações
Desmistificando o mercado de telecomunicações, podemos ainda considerar os desafios inerentes à instalação do sinal 5G, prevendo que essa tecnologia nova poderá gerar mais empregos, assinaturas de novos planos e ampliar o uso do sinal mobile em diferentes perfis de instalação pública, privada e de uso pessoal.
Conclusão
Portanto, desmitificando o mercado de telecomunicação no Brasil, é importante compreender esse mercado e suas demandas.
Entre os anos de 2020 e 2021, os serviços de banda larga fixa e telefonia móvel cresceram 12% e 6%, sendo um importante impacto no período da pandemia.
É importante existir investimentos em novas tecnologias, informação e na qualidade a ser entregue para o cliente final.
Afirmamos que esse mercado é de grande valia para as empresas, instituições públicas e para os clientes em geral.