No mês de novembro de 2022, a Anatel registrou queda no número de assinantes de banda larga fixa. Em relação às empresas menores, os dados são inconsistentes para uma análise mais aprofundada.
As empresas de grande porte apresentaram dados mais estáveis, mas o Brasil fechou o mês de novembro de 2022 com uma base de clientes consolidada em 43,98 milhões de assinantes de serviços de banda larga fixa, com velocidade de acessos que ultrapassaram a taxa de 255 Mbps.
Esses dados são da Anatel, e apresentam informações que confirmam a queda de assinantes de banda larga fixa no país, cuja queda está relacionada com a perda na quantidade de contratos ativos no mês de novembro de 2022 em comparação com o mês de outubro de 2022.
No total, no Brasil havia 43,98 milhões de clientes ativos no mês de novembro de 2022, perante 44,36 milhões de clientes no mês de outubro de 2022.
Essa queda é referente à 0,84% referente à perda de 372.526 contratos, cujos fatores ainda seguem em estudo.
Queda de assinantes de banda larga fixa
Seja considerando os dados da Anatel ou de outras instituições, percebemos que grandes operadoras fortaleceram suas bases em algumas regiões do país, enquanto que os ISPs (Provedor de Serviço de Internet) perderam, mas os dados de cada métrica podem sofrer com subnotificações e linhas irregulares em relação ao envio de informações geradas pelas operadoras de internet.
Muitas empresas estão sendo vendidas, realocando investimentos ou realizando reorganização societária, que inclui incorporação de empresas a grandes grupos. Dessa forma, essa considerável leve queda de assinantes pode não refletir somente uma perda na base de clientes.
No total, em relação aos provedores regionais, quando o tema é assinantes de banda larga fixa, os provedores regionais fecharam o mês de novembro com 21,86 milhões de clientes, sendo uma quantidade 1,73% inferior em comparação ao mês de outubro e demais meses do ano de 2022.
Estabilidade entre os grandes
Em relação às grandes marcas, a quantidade relacionada aos número de clientes tem se mantido estável. A marca Claro, por exemplo, é líder de mercado seguida pelas concorrentes Vivo e Oi. Essas três marcas juntas somam mais de 22,12 milhões de clientes, considerando números contabilizados até o mês de novembro de 2022.
Considerando as empresas que mais possuem participação de mercado, a empresa Claro está em primeiro lugar com fatia de 22,1%, seguida pelas empresas Vivo tem 14,7%. A Oi, 11,5%. A EB Fibra, 2,9%, e a Brisanet, 2,5%.
Dados da Anatel
Estudando os dados da Anatel relativos à banda larga fixa, no mês de 2022 podemos perceber que o número de contratos de banda larga com velocidade superior a 34 Mbps se elevou, mas com velocidade média dos acessos ativos fechou novembro em 255,92 Mbps.
Outros dados
Considerando o mercado do Brasil em sua totalidade, o mercado brasileiro registrou queda de 0,84% no mês de novembro de 2022, apesar das perspectivas de crescimento.
Esse percentual é referente à perda de 372,5 mil contratos. O mercado de fibra registrou queda de mercado pela primeira vez desde o ano de 2019, sendo que esse serviço concluiu o mês de novembro de 2022 com mais de 30 milhões de acessos.
Considerando ainda que a base de acessos com velocidade acima de 34 Mbps registrou queda de contratos pela primeira vez desde a inserção dos serviços em 2014.
Mas, trata-se de um setor de mercado que pode sofrer com subnotificações e alterações de dados de base de clientes.
No segmento de FTTH das grandes marcas de operadoras, todas elas registraram crescimento, sendo que a marca Vivo manteve crescimento com mais de 5 milhões de acessos.
Em 2021
No ano de 2021, ao publicar o balanço anual relativo aos serviços de telecomunicações, a Anatel registrou um ano importante para a evolução da quantidade de assinantes de banda larga fixa. Naquele ano, os clientes ativos de banda larga fixa passaram de 36,3 milhões para 41,4 milhões, crescimento de 14%.
Conclusão
Apesar da queda no número de assinantes, é importante estar atento com as subnotificações e com a possibilidade de migração de empresas e de clientes para outros setores ou tipos de serviços.