O programa wi-fi Brasil é coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e tem o objetivo de tirar do deserto digital a população que ainda não tem acesso à internet. Durante a Semana Nacional das Comunicações, que ocorreu na primeira semana de maio, mais 300 pontos de acesso foram entregues.
Esses pontos de acesso contam com conexão via satélite, alta velocidade, banda larga gratuita e ilimitada. Até o final do ano estima-se que sejam ativados ao menos 4 mil pontos com acesso à internet em todas as regiões do Brasil.
Para que esse programa pudesse revolucionar a vida de milhões de pessoas, uma parceria foi feita com os órgãos administrativos. O resultado disso não poderia ser melhor: 2.944 municípios de todos os estados brasileiros foram beneficiados com esse programa.
Ao todo, já foram instalados 13.444 pontos; 8,5 milhões de pessoas foram beneficiadas com acesso à internet de qualidade. Desse total de beneficiados pelo menos 2,6 milhões são estudantes.
Assinatura do protocolo de intenções do programa wi-fi Brasil
Na manhã da quarta-feira, 5 de maio, foi realizada uma cerimônia no Palácio do Planalto, mais especificamente no Salão Nobre. O intuito dessa cerimônia era dar visibilidade a assinatura do protocolo de intenções que esse programa possui.
Na ocasião, Fábio Faria, Ministro das Comunicações, aproveitou para fazer uma breve homenagem ao patrono nacional das comunicações, Marechal Rondon. Ele foi homenageado no dia em que se comemorava seu nascimento, 5 de maio. O ministro aproveitou a ocasião para ressaltar o quão importante é que todos tenham comunicação.
Em sua fala, Fábio Faria lembrou que Marechal Rondon tentou fazer a conexão entre a região Norte e o restante do país. Entretanto, após terem se passado 100 anos, o que se vê é um deserto digital que existe naquela região, mas que o wi-fi Brasil tentará mudar isso.
O ministro recebeu os parabéns do presidente Jair Messias Bolsonaro pela condução do programa e também pelo seu envolvimento no 5G. O presidente disse “Estamos dando exemplo de como defendemos nossa liberdade. Faremos isso para que o Brasil seja livre e tenha acesso a informações na ponta da linha.”
O wi-fi Brasil é um programa necessário
A internet surgiu há alguns anos e desde então tem permitido que a população em geral tenha acesso aos mais variados tipos de informação. Entretenimento, educação, políticas sociais do Governo Federal e de assistência econômica são alguns exemplos do que a população pode acessar através da internet.
No Brasil existe uma parcela da população que se encontra em vulnerabilidade social e com índice baixo de conectividade. Com o wi-fi Brasil as localidades que apresentam essas características passaram a ser atendidas.
Esse programa atende postos de saúde, assentamentos, bibliotecas, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, escolas, postos de fronteiras, telecentros e pontos de inclusão digital.
Em dois anos foram criados mais de 9 mil pontos de acesso nas escolas
Dos mais de 13 mil pontos de acesso criados com o programa wi-fi Brasil, 9.800 foram destinados às escolas. Para que haja a conexão é preciso ter a antena wi-fi Brasil que transmitirá o sinal do satélite. Como as regiões Norte e Nordeste são as menos conectadas, 80% dessas antenas foram instaladas nessas regiões.
Ao todo, foram instalados mais de 400 pontos nas aldeias indígenas; 155 pontos nos assentamentos rurais; mais de 600 nos postos de saúde e mais de 600 pontos nos telecentros.
Segundo o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, já houve um incremento de 30% do acesso à internet quando a pandemia deu início. O avanço para ter esse acesso contribuiu para que os estudantes pudessem assistir às aulas enquanto as escolas estavam fechadas.
Como ocorre a conexão
A 36 mil km da superfície da Terra encontra-se o Satélite Geoestacionário de Defesa e Telecomunicações Estratégicas, também conhecido pela sigla SGDC. Ele emite sinal para cada ponto de acesso que foi instalado com o programa wi-fi Brasil. Todo o território nacional e uma parte do Oceano Atlântico são cobertos por esse satélite.
Wi-fi Brasil e parcerias
O programa wi-fi Brasil é bem amplo e por esse motivo o MCom possui uma série de parcerias. O Programa Pátria Voluntária que possui vínculo com o Ministério da Cidadania é um deles. Com essa parceria os Centros Multifuncionais de Educação receberam a instalação dos pontos de acesso.
Outra importante parceria foi feita com o Ministério da Saúde com o intuito de levar a conectividade para as Unidades de Saúde Indígenas. Assim, a telemedicina pode ser desenvolvida e a vacinação dos povos indígenas passou a ser mais bem monitorada. No dia 5 de maio, data da cerimônia no Palácio do Planalto, duas importantes parcerias foram firmadas com o programa wi-fi Brasil. O Banco do Brasil e o Sebrae se tornaram parceiros desse importante programa, sendo que o foco é oferecer consultoria aos empreendedores e educação financeira.
É melhor pro povo brasileiro