Foram publicadas novas atribuições dos Técnicos Industriais em Manutenção de Aeronáutica. São decisões e orientações bastante importantes para o exercício dessa função profissional.
Trata-se de uma nova resolução com normas para o exercício da função, modos de navegação e do uso da comunicação na atividade.
Inicialmente, o documento apresenta em detalhes os principais campos de atuação e todas as prerrogativas para os profissionais que trabalham tanto na esfera privada quanto na pública.
Também abrange o exercício da função no tocante à realização de perícia e emissão do TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) relativos ao estudo e demais projetos de manutenção de equipamentos a serem usados na área aeronáutica para a navegação e comunicação.
Atribuições dos técnicos industriais em manutenção de aeronáutica
Devemos lembrar que esses profissionais já possuem um conjunto de atribuições existentes através da Resolução nº 174. Considerando que a normativa da lei federal foi aprovada pelo Plenário do CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais) no final de 2021, incluindo a publicação das novas normas no Diário Oficial da União.
O novo documento aprovado conseguiu estabelecer novas orientações para atuação técnica e profissional, bem como o uso de equipamentos para navegação e comunicação.
O que é CFT ?
Devemos definir o CFT como Conselho Federal de Técnicos Industriais, e reconhecê-lo como um órgão capaz de regulamentar e garantir o livre exercício de atividades de cunho profissional de técnicos em nível nacional através da lei 5.524/68, lei 13.639/18 e do decreto 90.922/85.
A nova resolução
Ao considerar as novas atribuições dos técnicos industriais em manutenção de aeronáutica, devemos lembrar que a nova resolução foi elaborada com base nas novas orientações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e contribuições da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Sendo assim, a atuação do técnico nesse setor exige a formação por meio de curso técnico cuja formação deverá ter carga horária mínima de 1200 horas aulas e ter conhecimento teórico e prático sobre o planejamento e manutenção de aeronaves, o processo produtivo, e conhecimento em normas técnicas da aviação.
As novas Atribuições
Dentre as principais atribuições podemos citar os processos de coordenação, planejamento, programação, treinamento e inspeção, controladoria, diagnósticos, prevenção, manutenção e correção de sistemas e entre outras, ainda podemos incluir:
– Diagnóstico das condições dos instrumentos da aeronave e realização de testes de cada equipamento para a performance;
– Elaboração de processos indicados para a manutenção para execução e revisão;
– Atividades que abrangem desmontar, montar, inspecionar, testar, calibrar e oferecer manutenção para cada instrumento;
– Atividade de remoção, manutenção e instalação das baterias de motores e demais equipamentos;
– Realização de testes, análises e correção de sistemas;
– Substituição de componentes dos sistemas elétricos, eletrônicos e demais equipamentos;
– Instalação e remoção de serviços dedicados aos sistemas de comunicação e navegação, incluindo o piloto automático, todos os mecanismos envolvidos e sistemas de acoplamento.
– Correção de defeitos existentes nos componentes elétricos e eletrônicos presentes nas cabines, setor de asas, área central, trem de pouso, antenas, luzes de empenagem e demais componentes da aeronave.
– Realização da inspeção em cada sistema de detecção, incluindo a eliminação e o controle do gelo;
– Aplicação de procedimentos que possam ser manuais ou automáticos, com análise dos manuais do fabricante, orientando-se também pelas publicações técnicas, normas nacionais e internacionais da área aeronáutica;
– Consideração das normas técnicas relacionadas aos processos de trabalhos aplicáveis à qualidade, segurança dos condutores e passageiros, bem como do ambiente e da saúde comum;
– Emissão de laudos técnicos que inclua a vistoria técnica;
– Elaboração de manuais técnicos;
– Incentivos às boas práticas técnicas e profissionais;
– Apresentação de projetos para melhoria das disciplinas técnicas de cada especialidade.
Conclusão
Portanto, ao verificarmos as novas atribuições dos técnicos industriais em manutenção de aeronáutica, torna-se fundamental prezar pela segurança na atuação técnica com grande nível de profissionalismo neste setor de trabalho.
A atuação da CFT prevê a constante atualização profissional nesse segmento, com a inclusão de novas normas e orientações que sejam favoráveis para a evolução técnica com o desenvolvimento de equipamentos e de práticas positivas para condutores e aeronaves de diferentes usos em nosso território e espaço aéreo.